sábado, 21 de janeiro de 2017

O Templo, os Dízimos e as ofertas segundo o profeta Malaquias.





Sobre o que este pastor Fabio Mendonça está fazendo com os dízimos que recebe em sua comunidade! 


Wow! Wow! Casas para irmãos necessitados na igreja. 

Para quem deseja encarar este assunto com muita honestidade e  biblicamente e conhecer a interpretação correta do livro de Malaquias compartilho esta reflexão!

Para ouvir e download o áudio: 
CLIQUE AQUI SOUNDCLOUD FREE


Este texto vai fazer mais sentido depois que você conhecer o conteúdo deste vídeo!

No testemunho deste irmão, os irmãos e suas famílias necessitados usam as casas para morar sem pagar aluguel e com o dinheiro que economizam do aluguel adquirem suas casas próprias! Maravilha! Se esta prática pega! Glória a Deus! Esta é a Igreja!

Dízimos na Bíblia no AT eram destinados para sustentação  dos levitas e sacerdotes e não para a manutenção do templo! As ofertas do povo, estas sim, construíram o templo e cobriam sua manutenção! 

Na Casa do Senhor, segundo o profeta Malaquias, não deveria faltar mantimento! Mantimento é comida! Comida para os sacerdotes! Seria mais ou menos assim, se fosse hoje, não para pagar conta de água, luz, equipamento de som! Aliás Deus não ordenou que ninguém construísse para Ele nenhuma casa. A única estrutura que ordenou construir foi o Tabernáculo e mesmo assim era móvel Deus não usa banheiro, cadeiras, aparelhagem de som, estes tipos de coisas, nós usamos! E o templo? Geralmente de vez em quando! Espero que entenda o que quero dizer!

Você sabia que no livro do profeta Malaquias Deus está lidando com os sacerdotes e não com todo o povo de Israel embora todo o povo, para Deus, sempre foi considerado sacerdotes reais? 

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.” ‭‭Êxodo‬ ‭19:5-6‬ 

O pastor evangélico e o padre católico podem ser considerados sacerdotes como se fossem os sacerdotes do Antigo Testamento, mas não são! Como Deus não  os constituiu como sacerdotes, se se considerarem assim, são todos pagãos e não de Deus! 

Malaquias começa o seu livro narrando Deus falando para os sacerdotes levíticos e não para todo o povo! Se não, veja você mesmo!

“O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o Senhor dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. 

Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do Senhor é desprezível. Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? 

Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o Senhor dos Exércitos. Agora, pois, suplicai o favor de Deus, que nos conceda a sua graça; mas, com tais ofertas nas vossas mãos, aceitará ele a vossa pessoa? — diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias‬ ‭1:6-9‬ ‭

Veja agora o capítulo 2 de Malaquias! 

“Agora, ó sacerdotes, para vós outros é este mandamento. Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o Senhor dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração. 

Eis que vos reprovarei a descendência, atirarei excremento (fezes) ao vosso rosto, excremento (fezes humanas) dos vossos sacrifícios, e para junto deste sereis levados. 

Então, sabereis que eu vos enviei este mandamento, para que a minha aliança continue com Levi, diz o Senhor dos Exércitos. 

Minha aliança com ele foi de vida e de paz; ambas lhe dei eu para que me temesse; com efeito, ele me temeu e tremeu por causa do meu nome. A verdadeira instrução esteve na sua boca, e a injustiça não se achou nos seus lábios; andou comigo em paz e em retidão e da iniquidade apartou a muitos. Porque os lábios do sacerdote devem guardar o conhecimento, e da sua boca devem os homens procurar a instrução, porque ele é mensageiro do Senhor dos Exércitos. 

Mas vós vos tendes desviado do caminho e, por vossa instrução, tendes feito tropeçar a muitos; violastes a aliança de Levi, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso, também eu vos fiz desprezíveis e indignos diante de todo o povo, visto que não guardastes os meus caminhos e vos mostrastes parciais no aplicardes a lei.” Malaquias‬ ‭2:1-9‬ 

Agora o texto que 99% dos pastores usa geralmente para falar de dízimos e ofertas Deus de fato dirigiu estes versículos para os levitas e sacerdotes e não para todo o povo de Israel! Ou seja, quem desonrava a Deus no capítulo 1 e 2 é o mesmo grupo de pessoas que roubava a Deus (como se isso fosse possível) em Malaquias 3: os levitas e sacerdotes e não o povo!

“Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos.

Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata; purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata; eles trarão ao Senhor justas ofertas.” ‭‭Malaquias‬ ‭3:1, 3‬! 

Você pode até não aceitar e rejeitar esta palavra! Mas para quem Deus está dizendo estas palavras? Para os levitas! A oferta de Judá não era aceita por Deus porque os levitas e sacerdotes profanavam as ofertas que Judá e toda Jerusalém trazia como também porque havia entre eles feiticeiros, adúlteros, pessoas sem palavra firme, defraudadores de seus empregados, opressores de viúvas e órfãos, pessoas que torciam o direto dos imigrantes! 

Você acha que Deus aceitaria dízimo e oferta de adúltero, feiticeiro, defraudador, explorador de seus empregados, gente de fala falsa? 

““Então, a oferta de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos e como nos primeiros anos. Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias‬ ‭3:4-5‬ ‭ARA‬‬

E Malaquias continua endereçando estas palavras aos levitas e sacerdotes! Levitas e sacerdotes que Deus está  lhes dirigindo estas palavras proféticas são filhos de Jacó! Porque os "líderes roubavam" toda a nação estava roubando! Lembra que Deus disse no capítulo dois que os levitas e sacerdotes não cumpriam seus estatutos e suas leis! 

“Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. Desde os dias de vossos pais, vos desviastes dos meus estatutos e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós outros, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar? Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
‭‭Malaquias‬ ‭3:6-10‬ 

Como na Nova Aliança o templo é a Igreja (o povo) e todos os crentes são sacerdotes "os dízimos e as ofertas deveriam ser destinados para o povo de Deus! Para suprir suas necessidades e claro, não para sustentar preguiçoso e malandro! 

“Nós vos ordenamos, irmãos, em nome do Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo irmão que ande desordenadamente e não segundo a tradição que de nós recebestes; pois vós mesmos estais cientes do modo por que vos convém imitar-nos, visto que nunca nos portamos desordenadamente entre vós, nem jamais comemos pão à custa de outrem; pelo contrário, em labor e fadiga, de noite e de dia, trabalhamos, a fim de não sermos pesados a nenhum de vós; não porque não tivéssemos esse direito, mas por termos em vista oferecer-vos exemplo em nós mesmos, para nos imitardes. 

Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. 

Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão. E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.” 2Tessalonicenses‬ ‭3:6-13‬ 

“Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” Efésios‬ ‭4:26-28‬ 

Nós usualmente sempre ligamos o dar lugar ao diabo em irar, mas não pecar. Ou seja, "nem deis lugar ao diabo" não somente está relacionando a não pecar como também com as palavras seguintes.
Leia e entenda assim:  "Nem deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.” O preguiçoso, desocupado é também aquele que dá lugar ao diabo! 

Cada obreiro que se dedica e vive da pregação do Evangelho inteiramente deve ser assalariado. Salário no NT é sustento e não salário pago por serviços prestados como vínculo empregatício.  Mesmo assim na Igreja em todo o Novo Testamento nunca se falava de dízimos! Os fariseus davam dízimos no templo de Herodes (Mateus 23) e Hebreus 7 fala de dízimos para Melquisedeque que nada tem a ver com templo e prédios! Melquisedeque é uma pessoa e não uma estrutura!

Como o templo "a igreja" não é a Casa do Senhor mas nós somos e o que chamamos de igreja é de fato o templo que usamos, as despesas de manutenção destas estruturas deveriam ser cobertas com nossas contribuições! Ou seja, como Deus não necessita de templo nós deveríamos custear as despesas do "templo"!
Nenhum templo ou "igreja" é a casa do Senhor! A IGREJA, as pessoas, é a Casa do Senhor!

E os "dízimos"!que consideramos serem do Senhor deveriam ser usados mesmo para a Casa do Senhor, ou seja, para beneficiar os crentes! E os dízimos, como uma boa tradição de dar não deveria ser o teto, mas apenas a base de contribuição de crentes generosos que o Senhor pede 100% de participação! Onde na Bíblia Deus exige menos de 100% dos Seus filhos? Enfim, quando usamos nosso dinheiro para sustentar nossas famílias estamos fazendo a obra do Senhor, já que Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas!

No Novo Testamento, em Jerusalém não havia necessitado algum porque os que vendiam propriedades as traziam para os apóstolos - considere, a Igreja não tinha templo - o templo era dos judeus! Os apóstolos distribuíam para atender o povo já que não havia nenhuma necessidade de sustentar estruturas físicas!

Precisamos de estruturas! Claro! Mas estruturas que são usadas apenas duas, três vezes por semana, que não suprem as necessidades dos irmãos carecem da aprovação de Deus!
É iniquidade deixarmos um crente entrar num "templo evangélico" para "adorar" se ao ir para casa ele não tenha onde colocar sua cabeça! É iniquidade existirem templos na cidade onde mendigos não tenham onde dormir!

Esta reflexão serve para sua meditação! Uma "igreja-prédio" só se justifica se serve o povo para valer! É iniquidade construir-se um "templo" com ladrilhos e conforto se os crentes padecem necessidades! Um prédio não é Igreja! Um prédio bem construído com o melhor que pudermos deve ser usado para abençoar o povo todo da cidade, diariamente, e não somente para realizar reuniões de "culto".

Cantar duas horas "para Deus" ao lado de irmãos que padecem necessidades sem ajudá-los é uma abominação!

Concorde ou não! No mínimo estes cultos não são atos de fé! Definitivamente não! 

Fé é obediência! Se não há obediência, não há fé! 

“Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? 

Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano, e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso? 

Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta. Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé. 

Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. 

Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato, de que a fé sem as obras é inoperante? 

Não foi por obras que Abraão, o nosso pai, foi justificado, quando ofereceu sobre o altar o próprio filho, Isaque? 

Vês como a fé operava juntamente com as suas obras; com efeito, foi pelas obras que a fé (verdadeira obediência) se consumou, e se cumpriu a Escritura, a qual diz: Ora, Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça; e: Foi chamado amigo de Deus. 

Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente. De igual modo, não foi também justificada por obras a meretriz Raabe, quando acolheu os emissários e os fez partir por outro caminho? Porque, assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta.” ‭‭Tiago‬ ‭2:14-26‬ ‭

Josimar Salum
17/1/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário