sábado, 19 de dezembro de 2015

Represa Barra da Braúna - Rio Pomba: Por um Plano de Ação de Emergência

COMUNICADO sobre a reunião realizada na Represa Barra do Braúna - Rio Pomba

A AMAC - Associação de Moradores e Amigos de Cisneiros pelo seu Presidente Jonatas Macedo Salum informou em email enviado no dia 18/12/2015 o seguinte: 
             "Participamos de uma reunião com a Brookfield na represa e ficamos admirados com o empreendimento. O negócio está seguro, sem qualquer rachadura, trinca nem vazamento, e o monitoramento é realizado diariamente sobre volume de chuvas para controlar vazão. Eles afirmaram e garantiram que por excesso de chuva não romperia, pois foi projetada para uma capacidade de vazão além do que o rio já tem. O melhor de tudo que estão dispostos a colaborar na implementação de um Plano Ação Emergencial (PAE) que tem que ser elaborado pela Defesa Civil e Prefeitura." 

Algumas considerações:
1) O empreendimento é "maravilhoso", sem dúvida, mas ainda não trouxe nenhum benefício concreto e definitivo para o município de Palma. Segundo informação de Deivison Fonseca os pescadores prejudicados pela construção da barragem ainda não foram contemplados com investimentos prometidos pela empresa. Maiores informações podem ser fornecidas pela APEDI que é a associação dos pescadores da região.

2) O PAE - Plano de Ação de Emergência já deveria ter sido elaborado e colocado em ação há anos. Segundo informações de autoridades, a represa não poderia ter entrado em funcionamento sem a elaboração e a contínua execução do plano. Segundo o relatório da reunião caberá ao prefeito de Palma Walter Titoneli, e talvez o prefeito de Pádua e de outros municípios localizados abaixo da represa juntamente com as autoridades da Defesa Civil prepararem o plano. A população, especialmente dos distritos de Cisneiros e Itapirussu devem se interessar por este assunto com muita atenção. Não há riscos de rompimento da barragem por excesso de chuvas, porém qualquer empreendimento destes traz consigo algum risco. Por isto estamos falando da necessidade de um plano como este. Não se falou em  nenhum momento sobre um eventual "estouro" da represa. Mas em caso de emergência, como as populações serão protegidas? Que tipo de comunicação imediata deve ser deflagrado em caso de algum acidente. Deivison sabe responder todas estas questões com muita propriedade. Ele liderou a reunião na Câmara dos Vereadores em Palma e prontificou-se a elaborar o plano. Um plano como este e sua execução deve ficar em alguns milhões de reais. Quem vai pagar? Que ajuda a empresa vai dar na elaboração e execução deste plano? Não é simplesmente atribuir a responsabilidade aos municípios. Quem tem autoridade para liderar este assunto? Está claro! Assim sendo, penso que não deverá demorar mais que seis meses, ou seja, deverá ficar pronto até Junho de 2016.

3) Se você observar bem as fotografias tiradas no dia da reunião do dia 15/12/2015 as "macrofitas" - plantas aquáticas desapareceram da parte do lago perto da represa. O que ocorreu é que desceram água abaixo conforme vídeos e fotos publicados pelo grupo do Facebook e em outras postagens deste blog.

4) Foi bom esta reunião ter sido realizada, mesmo depois de todos estes anos; mesmo tarde, mas oportuna. 

E finalmente, é preciso esclarecer que nosso objetivo foi somente levantar a questão pedindo o cumprimento do que a Lei determina e com certeza o que é justo e reto. O primeiro alerta foi publicado em 29/11/2015. A população mobilizou-se. As autoridades estão respondendo, especialmente o prefeito Titonelli que imediatamente respondeu. E agora com a participação da empresa nesta reunião não poderia ser diferente a decisão em fazer o plano e executá-lo. É um dos resultados desta mobilização muito saudável e fruto do exercício da cidadania.
Kings Net
19/12/2015

Participantes da reunião: Representates da Brookfield: Bernardo - Gerente Regional, Gustavo - Gerente, Aline - Coord. Resp. Social, Antônio Carlos - Resp. Téc. Segurança de Barragens, Iana e  Milena. AMAC:Jônatas, Dário e Sebastião (Duca) APEDI:
Deivison. Representantes da Defesa Civil St. Ant. de Pádua/RJ, Walter Titoneli - Prefeito de Palma, Jorge Figueredo, Diego Ribeiro - coord. mun. de Defesa Civil




 

























Outras publicações:

ALERTA PALMA E REGIÃO! Barragem no Rio Pomba

Desastre em Mariana. O Brasil não tem idéia da destruição!

Desastre ecológico em Mariana: O que a mídia nacional não mostrou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário