quarta-feira, 5 de agosto de 2015

"A igreja Hillsong de Nova York e os levitas gays."

Josimar Salum
JOHN BIEBER

Esta é a declaração da Igreja Hillsong feita pelo Pastor Brian Houston: "Eu gostaria de corrigir a notícia de que a Hillsong tenha “dois homens” que se declararam publicamente como casal gay dirigindo o coral” em nosso campus de Nova York. A posição da Hillsong sobre homossexualidade e o casamento gay não mudou e é consistente com as Escrituras. 

Como já havia declarado anteriormente, acredito que as cartas de Paulo são claras sobre esse assunto. Foi uma surpresa enorme também para nós quando, alguns meses atrás, um de nossos dirigentes do coral fez uma declaração inesperada sobre seu noivado com um homem que algumas vezes cantou no coral. É de meu entendimento que eles não estão envolvidos em nenhuma posição ativa de liderança ou ministério desde então. Isso dito, ainda os amamos e entendemos que, como nós, eles também estão em uma caminhada e que nosso papel como igreja é ajudá-los nessa caminhada com graça e compaixão."

Houston disse que todos os gays "são bem-vindos para participar na adoração, e participar como membros da congregação com a garantia de que serão pessoalmente incluídos e aceitos dentro da comunidade Hillsong, mas não podem assumir papéis de liderança ativos."

Além desta declaração o pastor Houston publicou no dia 4/8/2015 um artigo onde afirma o seguinte: "Hillsong Church dá as boas vindas a todas as pessoas, mas não afirma todos os estilos de vida. Falando claramente, nós não afirmamos o estilo de vida gay e por isso não aceitamos conscientemente pessoas ativamente homossexuais em cargos de liderança, sejam remunerados ou não. 

BRIAN HOUSTON
Eu reconheço que esta declaração por si só já é perturbadora para as pessoas de ambos os lados desta discussão, o que aponta para a complexidade da questão para igrejas de todo o mundo. Isso não vai fazer todos felizes e para alguns, essa postura pode até ser vista como hipócrita. Somos uma igreja acolhedora dos gays, mas não somos uma igreja que afirma o estilo de vida gay." 

Acompanho estes assuntos e outros em relação à Hillsong de Nova York já há alguns anos. Seu pastor Carl Lentz há algum tempo atrás em uma entrevista amplamente divulgada em todo o país disse que na época de Jesus como é hoje o homossexualismo era uma prática comum, e que Ele, Jesus, nunca disse nada sobre o assunto. "Você não vai citar nada que Jesus tenha falado sobre homossexualismo, porque simplesmente não existe!", declarou Lentz.
CARL LENTZ

Não há como negar que este tipo de afirmação parece servir mais como uma apologia às praticas homossexuais. E para o presidente mundial da Hillsong Brian Houston os "rapazes" declaradamente homossexuais estão numa jornada "como nós". Ou seja, sugere que estamos todos nós numa "caminhada"! Que caminhada? Para que? Em que? Para onde? De que se trata?

O céu é azul, estamos todos debaixo do céu, então somos todos azuis. 

Esta conversa politicamente correta está muito aquém da verdade que precisa ser dita em amor, mas que não pode ser comprometida, nem açucarada e em última instância muito menos rejeitada. Afirma-se uma coisa para dizer adiante outra que pode diluir a primeira. E, sem dúvida, é uma ignorância talvez proposital dizer que Jesus não disse nada sobre estes assuntos de casamento gay e de relacionamento entre pessoas do mesmo sexo.

É mesmo? Jesus não disse nada sobre casamento e nem sobre relações sexuais ilícitas? Ele não morreu na cruz e não levou sobre si todas as transgressões da humanidade?

“Jesus respondeu: “Vocês não leram que, no princípio, o Criador ‘os fez homem e mulher’” Mateus 19:4

Consegue perceber a diferença? Homem e mulher? Macho e fêmea?

“Não pensem que vim abolir a Lei ou os Profetas; não vim abolir, mas cumprir.” Mateus 5:17

E o que diz a Lei: “Não se deite com um homem como quem se deita com uma mulher; é repugnante. Não tenha relações sexuais com um animal... Mulher nenhuma se porá diante de um animal para ajuntar-se com ele; é depravação. Não se contaminem com nenhuma dessas coisas, porque assim se contaminaram as nações que vou expulsar da presença de vocês. Até a terra ficou contaminada; e eu castiguei a sua iniquidade, e a terra vomitou os seus habitantes. pois todas estas abominações foram praticadas pelos que habitaram essa terra antes de vocês; por isso a terra ficou contaminada.” (Levítico 18:22-25, 27)

“Sabemos que a Lei é boa, se alguém a usa de maneira adequada. Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas, para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os sequestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.” 1 Timóteo 1:8-10

Então as Escrituras Sagradas não é a palavra escrita de Deus? Então Jesus não é Deus? Nenhum destes textos pode ser considerado a palavra de Jesus? 

Jesus disse: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a meu respeito; contudo, vocês não querem vir a mim para terem vida.” João 5:39-40

É fato que a maioria dos cristãos, especialmente a maioria dos evangélicos engole camelos e coa mosquitos, enfatiza e classifica alguns pecados como os mais escandalosos e oferece vista grossa a outros tão igualmente ofensivos. Prolifera a teologia dos sete pecados capitais. Não existem somente sete pecados capitais, todos os pecados são capitais. 

A coisa em torno deste "escândalo" envolvendo a Hillsong está ficando hoje mais ou menos assim. Supostamente havia uma dupla de rapazes que atuava no ministério da igreja em Nova York que para surpresa de todos "anunciou seu noivado" e a partir daí, segundo o entendimento do Pastor Brian Houston os rapazes não desenvolvem mais nenhuma liderança ativa na igreja. A polêmica explode porque este é o ministério que espalhou para o mundo todo canções tão lindas que são cantadas por milhões de crentes. E agora? Como vamos cantar canções de um ministério que supostamente apoia gays? Como se fosse pecado continuar cantando as músicas “SE” a partir de agora a igreja Hillsong apoiasse abertamente práticas homossexuais. 

Seguindo este raciocínio e escrevo baseado em muitos e-mails, textos e comentários que recebi - cantar canções de cantores e pastores que traíram a mulher e se separaram para "casar" com a amante e depois que se separou "casou" mais algumas vezes pode?

Cantar canções de ministros de louvor que "transam" com a namorada pode? Cantar canções daqueles que exploram o povo de Deus com seus cachês exorbitantes pode? Cantar canções de rebeldes pode? Cantar canções de avarentos, insubordinados, que juram falsamente, não mantém a sua palavra, e que se opõem a sã doutrina etc. pode? Formulo estas perguntas não para fazer declarações que parecem óbvias, mas para levar estas questões para outro patamar de discussão e debate. 

E não querendo associar o rei Davi que "dorme em paz com Cristo" com estes episódios, mas todo mundo que lê a Bíblia sabe do escândalo que se meteu adulterando com a mulher de seu general, e como ordenou matá-lo para se livrar do escândalo... Paro por aqui! Segundo a lógica seletiva dos acusadores de plantão não iremos ler nem cantar mais seus salmos.

É preciso é urgente ter uma posição clara sobre nossa fé em Cristo Jesus e também essencial além de básico chamar de pecado aquilo que Deus chama de pecado sem nenhuma condescendência muito mais com o concerne a nós mesmos. Com a mesma medida que condenarmos os outros seremos condenados, nunca perco isto de vista! Mas julgar segundo a reta justiça, Jesus nos ordena! E quedar humildezinho é extremamente necessário!

Mas é igualmente preciso deixar a ingenuidade e a bobeira mesmo de achar que os problemas destas estruturas corporativas gigantescas como a Hillsong dizem respeito simplesmente a declarações políticas de seus líderes sobre assuntos controversos. Hillsong conquistou o mundo cristão com suas canções, agora seu pastor pelas suas declarações dúbias está comunicando aos nossos jovens afirmando, por exemplo, que serão aceitos mesmo praticando a homosexualidade. Ora Deus nos ama, mas não nos aceita como somos. 
“Busque o Senhor enquanto é possível achá-lo; clame por ele enquanto está perto. Que o ímpio abandone o seu caminho; e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele dá de bom grado o seu perdão.” Isaías 55:6-7

A discussão para quem realmente tem interesse em torno da cristandade desta gente deveria basicamente passar pela discussão sobre o evangelho que pregam e às praticas de igreja que ostentam. Mas isto é outro assunto! Mesmo porque pregar um evangelho sem arrependimento, pregar amor sem a justiça e pregar prosperidade para os que não meditam nas Escrituras de Deus é o que a maioria faz. E conclui-se que se é mesmo assim, devem estar certos! Não! Afinal, isto não é importante, ironizo! O importante é saber se vamos continuar cantando as canções deste ministério e que inspiram a todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário