quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cinco mulheres de Deus ainda falam.



Josimar Salum

"Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala." (Hebreus 11:4)

Faz mais de 20 anos que esta passagem me desafia. Abel era justo, porque viveu pela fé e por causa desta fé morreu. 

"Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." (Romanos 1:16-17)

O nome Abel nos lembra de relacionamento com Deus como Pai. Não penso que a oferta em si, a que ofereceu, maior que a de seu irmão Caim, é tudo para se dizer deste homem de Deus!  Não há muito nas Escrituras de sua história, mas há este testemunho eterno. Abel mesmo depois de morto, ainda fala. 

Esta pequena expressão "ainda fala" também enche o meu coração de admiração, de surpresa e meus pensamentos de pura meditação. Abel anunciou o Evangelho. 

Como existe gente bendita espalhada por todo o mundo em milhões de famílias em minha família, de todos os lados, convivemos com gente bendita como Abel. 

Há cinco mulheres de Deus, mães, dentre muitas que já partiram que "falam" até hoje, e suas mensagens ecoam num crescendo, mesmo depois de mortas, ausentes de nós. 

E no silêncio escuto estas mensagens, não mais de suas vozes, porque já partiram; até o dia que Jesus as ressuscitará, mas pelo testemunho do Espírito. Quem sabe você também irá ouvir sua fala!

Maria, minha avó materna, fala ainda hoje. Seus atos de misericórdia e generosidade para com os pobres e necessitados, nenhum deles voltava vazio, sedento e faminto após passar pela sua porta. Sua fé simples era acompanhada pela vigilância e zelo constantes pelos seus e pelos habitantes de Cisneiros! E me lembro de sua risada contagiante, de alguém que podia, às vezes, parecer rude, mas era mesmo seu jeito de menina, muito comum nos habitantes do Reino de Deus.

Maria, minha avó paterna, se pudesse dizer que conheci alguém nesta vida que nunca pecou, falaria desta Maria, com seus mais de 90 anos, vividos, sem "pecar"! O que não seria possível, eu sei, mas não me lembro de sequer um dia ouvi-la reclamar de qualquer coisa ou ofender alguém! Seu sorriso, ternura, simpatia, carinho, cordialidade e amor sobrepujaram a tudo o que já vi na vida. Ela ainda fala como quem fala Jesus: Sê fiel até a morte e te darei a coroa da Vida!  

Zelina, minha tia materna, fala ainda hoje. Sua paixão e compaixão pelos filhos, sobrinhos e pela família exageradamente expressas nos seus atos de bondade e dedicação, resultados de sua fé singela em Jesus. E o que experimentou, a restauração de vida, da família, pelo perdão, pela reconciliação, pelas inúmeras curas, pela Graça abundante de Deus. Até que um dia Deus a chamou num início de tarde, de um domingo, dia sempre especial para quem comunicava amor através das comidas gostosas que preparava, e se foi de nós, falando até hoje, nem tanto dos começos, mas da esperança daqueles que terminam bem, é o que importa!

Adalmira, minha tia querida, esposa do tio Job, irmão de meu pai Josias, uma mulher de Deus, fé firme, amor constante e esperança valente. Se eu escuto bem sua fala, mesmo depois de morta, sua mensagem diz: seja fiel e leal a Jesus, ao Evangelho, à Igreja, igualmente ao cônjuge, aos filhos e à família. Quero ser irrepreensível, agradecido de coração sem murmurar e satisfeito como essa mulher de Deus. Como sempre cantava, mesmo que não escute mais sua voz, ela ainda fala e canta: É a Graça de Deus! O tema de sua vida! 

Marta, igualmente tia querida, muitos se lembram dela pelos arroubos de voz e gestos, pelos desacertos e desafetos, mas em seu coração de menina, abundante na vida, se vê o rastro da bondade e misericórdia de Deus, e ela deixa a mesma mensagem da irmã: O que conta não é como começamos, mas como terminamos! 

Sejam suas mensagens ouvidas hoje e que cada um de nós ache algum canto para conversar com Jesus, nosso Senhor e Deus, para acertar a vida se for preciso, em tudo, pelo Seu sangue, para poder andar, cada um, nos passos de quem, nesta vida, verdadeiramente andou com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário