sábado, 23 de maio de 2015

Por que Jesus ensinou que todo "segundo casamento" sem a morte de umdos cônjuges é adultério?


"Jesus, porém, respondendo, disse-lhes:

Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão os dois numa só carne? 

Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.

Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (Mateus 19:4-6, 9 ARC)"

Repudiar o cônjuge (divorciar) por causa da prostituição (Grego: pornéia - imoralidade sexual) não é pecado. Não peça quem divorcia de um cônjuge que adulterou ou mantém-se na pratica de qualquer imoralidade.

Não perdoar o cônjuge que cometeu imoralidade sexual é pecado. Jesus ensinou isto  no contexto imediato de Mateus 19.

"Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: 

Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete. 

Por isso, o Reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. 

E, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher, e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. 

Então, aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 

Então, o senhor daquele servo, movido de íntima compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida. 

Saindo, porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros e, lançando mão dele, sufocava-o, dizendo: 

Paga-me o que me deves. Então, o seu companheiro, prostrando-se a seus pés, rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. 

Ele, porém, não quis; antes, foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo, pois, os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. 

Então, o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu, igualmente, ter compaixão do teu companheiro, como eu também tive misericórdia de ti? 

E, indignado, o seu senhor o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. 

Assim vos fará também meu Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas. (Mateus 18:21-35 ARC)

"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. (Mateus 19:9 ARC)"

Os tradutores da Nova Versão International intencionalmente omitiram a segunda parte "e o que casar com a repudiada também comete adultério." 

Nas versões americanas como a "Kings James Version" e "American Standard Version" lemos: "E o que casar com ela quando ela é repudiada, comete adultério. (Mateus 19: 9 ASV)

Na Revista e Atualizada lemos: "Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério."

Quem repudia sua mulher por causa de fornicação e casa com outra comete adultério. 

Quem casa com a repudiada (qualquer um, mesmo que seja solteiro, mesmo que não tenha cometido adultério ou mesmo que seja viúvo) comete adultério.

O Espírito Santo através de Paulo explica isto claramente:

"Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. 

De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei e assim não será adúltera se for doutro marido." (Romanos 7:2-3 ARC)

Não é exatamente isto que Jesus disse em Mateus 19?

"Ele, porém, respondendo, disse-lhes: 

Não tendes lido que, no princípio, o Criador os fez macho e fêmea e disse: 

Portanto, deixará o homem pai e mãe e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. 

Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem. (Mateus 19:4-6 ARC)"

"Disseram-lhe seus discípulos: 

Se assim é a condição do homem relativamente à mulher, não convém casar. 

Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem receber esta palavra, mas só aqueles a quem foi concedido. 

Porque há eunucos que assim nasceram do ventre da mãe; e há eunucos que foram castrados pelos homens; e há eunucos que se castraram a si mesmos por causa do Reino dos céus. 

Quem pode receber isso, que o receba. (Mateus 19:10-12 ARC)

O casamento é uma união única e exclusiva por toda a vida entre um só homem e uma só mulher. 

Josimar Salum
23/5/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário