terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Rev. Augustus Nicodemus acerca dos “apóstolos bíblicos”.

Josimar Salum

Rev. Augustus Nicodemus em um vídeo de 3 minutos (abaixo) afirma que “apóstolos bíblicos” são apenas os 12 discípulos de Jesus. Ele exclui mais de meia dúzia de apóstolos bíblicos (leia aqui) que são citados pelo NT tais como Barnabé, Silvano, Tiago, irmão de Jesus, etc.

Rev. Nicodemus se refere (veja vídeo abaixo) apenas aos 12 apóstolos do Cordeiro que segundo ele são infalíveis. Ele elimina do Novo Testamento qualquer outro. Ora, mesmo os apóstolos do Cordeiro eram susceptíveis a falhas, fraquezas e erros, embora dotados de caráter inquestionável.

Seu argumento é facilmente identificado como errôneo à luz de Efésios 4:7-12 que diz:

"Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.”

“Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.” 

Ou seja, Jesus deu dons aos homens depois que morreu e ressuscitou.

“Ora, isto - Ele subiu— que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?”

“Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.”

“E Ele mesmo deu (depois da ressurreição) uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo."

Antes da ressurreição Jesus escolheu dentre Seus discípulos doze apóstolos e depois de Sua ressurreição deu uns (outros) para apóstolos...

É claro que existem verdadeiros apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres hoje, porque os santos ainda precisam de edificação e em cada geração eles precisam chegar a estatura completa de Cristo. A Igreja precisa de edificação até hoje.

É claro que o Novo Testamento também descreve desde a época em que foi escrito que existiram e ainda existem falsos apóstolos, falsos profetas, falsos evangelistas, falsos pastores e falsos mestres.

Não é correto rejeitar a todos os apóstolos como falsos hoje dizendo que nem os verdadeiros não existiam na Bíblia além dos apóstolos do Cordeiro. (Leia aqui)

Interessante que a palavra "pastores" só aparece no NT apenas uma só vez, no plural, como lemos no texto de Efésios acima e estes "pastores" (dons pastores) não estão vinculados a nenhum indivíduo, isto é, nenhum irmão em Cristo no NT é chamado de pastor.

Embora presbíteros e bispos - que podem se referir à mesma pessoa, provadamente por qualquer exegese sã - pastoreiem o rebanho de Deus somente um só é chamado de Pastor (na forma do substantivo) no Novo Testamento, a saber, Jesus Cristo, o Supremo Bispo e Apóstolo de nossas almas. Porque afinal Jesus mesmo disse que há somente um só Pastor e um só rebanho.

A interpretação do irmão Rev. Nicodemus sobre apóstolos desconhece os apóstolos (dons ministeriais) descritos em Efésios 4. E defender a existência de pastores hoje pelas Escrituras é complicadíssimo. Rev. Augusto não poderá nunca mencionar nem sequer um homem no NT chamado de “pastor” enquanto que os outros quatro vocábulos apóstolos, evangelistas, pastores e mestres são citados em relação a pessoas e estão relacionados a nomes bem específicos no NT. "Apóstolos" muito mais vezes e não somente aos 12 apóstolos de Jesus.

É mais fácil (mesmo indevidamente) provar que todos os que são considerados e chamados pastores hoje são falsos que qualquer outro que seja chamado ou considerado apóstolo, profeta, evangelista e mestre. Claro, não é esta minha intenção.

Rev. Augustus Nicodemus escreveu um texto e um livro onde fui citado nominalmente quando nunca me consultou pessoalmente sobre as suas afirmações. Ele baseou-se em suas pesquisas pessoais, a maioria pela internet.

É preciso estabelecer fatos e verdades!


É vero que apóstolo no Novo Testamento só é usado como nome ou título para os 12 apóstolos de Jesus. Os outros apóstolos do Novo Testamento são referenciados como "dom ministerial". Mesmo que a Bíblia claramente ensine que existem outros apóstolos além dos 12 apóstolos do Cordeiro, quanto a mim, não quero mesmo é ser chamado de nada, porque quem me conhece somente por um título não me conhece. 


Quanto ao relato que o Rev. Augustus faz sobre a ICAL-Coalizão Internacional de Líderes Apostólicos” no Brasil e na América carece de uma pesquisa mais acurada, porque não representa a verdade.


Gostaria muito de ter a oportunidade de conversar com o reverendo pessoalmente somente com as Escrituras abertas para dialogar sobre o tema, porque só assim ele poderia como teólogo reformado verdadeiramente cumprir o que diz que crê: “Sola Scriptura”! ao invés de invocar os pais da igreja e outras fontes para estabelecer sua "ortodoxia." 

Concordo com ele em muita coisa que tem afirmado sobre os apóstolos da atualidade, dos abusos e discordâncias profundas em relação as Escrituras, mas com os apóstolos antecedem pastores, evangelistas e tantos outros tão distantes da Verdade.

Preciso ressaltar finalmente o seguinte: 

Não precisamos dos falecidos Calvino, Armínio, Lutero, João Wesley, de qualquer outro e de seus escritos para conhecermos a Verdade. 


Todos eles morreram. Que Deus os tenha! 


Precisamos tão somente das Escrituras e do Espírito Santo. 

14 comentários:

  1. BC comentou:
    Sente cócegas nos dedos ou nos miolos?
    Artista em provocar. O autor esta dormindo tranquilo lá em SP.
    Vejamos as reações de Calvino, Lutero, Arminio e outros.
    Saúde e bom trabalho, já que nao dorme pelas noites,

    Respondi:
    Você é minha inspiração. Meus dedos pensam e meus miolos escrevem.
    Não provoquei nada, o senhor Nicodemus já tinha me provocado deste Setembro quando publicou o livro.
    Calvino, Lutero e Arminio não podem me responder, só seus seguidores. Desde que renunciei todos eles, somente sigo a Jesus. kkk

    ResponderExcluir
  2. Salum, li seus artigos sober o tema e concordo com o Augustus, não vejo base biblica e se há oficio de apostolos e profetas atualmente, eles são completamente diferentes dos biblicos. Sem mais. Abs George

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado,

      Há uma diferença entre o que você crê e o que a Bíblia ensina. Há diferença entre opiniões e o que a Bíblia ensina. Também acontece comigo, mas não sobre este assunto.

      Abs

      Josimar

      Excluir
  3. Ele afirma que uma das marcas para ser apóstolo é ter visto Jesus e, segundo os estudos e muitos comentarista bíblicos, procede. Ele ficou tempos fora do brasil escrevendo e fazendo pesquisa sobre o assunto. Da uma olhada: https://www.youtube.com/watch?v=xhvtIe6s8JU

    Guilherme Marchezini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Guillerme, sim, certamente, para ser apóstolo do Cordeiro sim e não apóstolo para a Igreja segundo Efésios 4:11-12

      Excluir
    2. Guilherme Marchezini · VIA FACEBOOK
      Sim, ele refuta a questão do apostolado hoje, fazendo referencia a época de Cristo, que segundo a conclusão, naquela época para ser apóstolo era necessário ter visto ou ter sido ordenado por Cristo. O apostolado de hoje não se apresenta como um dom e sim como uma ordem, mística, ofício, quase papal e infalível. Talvez faltou mais clareza sobre isso, mas não exclui o fato que o apostolo hoje não é o mesmo de antes. Talvez o certo a se fazer, seria acrescentar e não refutar também.

      RESPOSTA:
      Amado Guilherme, há uma diferença muito grande aqui entre o que a Bíblia ensina e o que você acha. A refutação está baseada na afirmação do Rev, Augusto que diz que não existem nenhum tipo de apóstolo hoje.

      Excluir
    3. Olá Guilherme,

      Parece que ele teria que ter ficado mais tempo fora e dentro do Brasil pesquisando melhor o assunto. Baseado no link do vídeo que você postou e comparando as três passagens que relatam a epifânia de Paulo no caminho de Damasco, além do Nicodemus ser seletivo no que ele diz, dependendo de qual das três referências você lê, você poderá dizer que somente Paulo ouviu ou que Paulo e os outros ouviram; ou que somente Paulo viu algo ou que todos viram uma luz; ou somente Paulo caiu ou todos caíram. Faça uma breve harmonia e decida (At. 9:3-8; 22:6-11; 26:13-16).

      1. subitamente o cercou um resplendor de luz do céu (9:3) - cuja claridade me envolveu a mim e aos que iam comigo (26:13).

      2. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia (9:4) - E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me falava (26:14).

      3. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém (9:7) - E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo (22:9).

      Um abraço!

      Rosevarte

      Excluir
  4. Vou tentar ver, mas acho que os homens de Deus que gostam de títulos, deveriam esquecer deles e se ocuparem mais com o ofício do título.
    Abraços
    Paulo Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      O que está em enfoque aqui não é o uso do título ou não, nem trato disto praticamente. Mas se existem verdadeiros apóstolos hoje ou não e com certeza, se existem apóstolos hoje como os doze que Jesus escolheu.

      Abraços

      Excluir
  5. O grande problema é que as pessoas trazem um pensamento e tentam encontrar um texto bíblico que aprove o que querem. Quando o acham, enclausuram o texto dentro da visão míope que trazem consigo. Nicodemus está certo e errado. Certo quando ele se vale de Atos e Evangelhos, mas errado quando esquece dos outros textos que tratam direta ou indiretamente o assunto. Queiro deixar claro que também não concordo com o uso indevido do termo "apóstolo" hoje em dia, pois só tornou um termo para que megalomaniacos do negócio evangélico possam apresentar-se como maiores ou acima de outros. Um aspecto que o Nicodemus apresenta, com o qual concordo, é que "os apóstolos lançaram fundamentos". Ao meu entender do texto bíblico, tal é verdade. No entanto, isto não exclui a existência de apóstolos hoje, mas reafirma quem, ao ser enviado por Cristo (isto é, é um apóstolo), desbrava campos onde não foi ainda pregado o evangelho de Cristo e lá é estabelecida uma comunidade em Cristo.
    Um abraço!
    Rosevarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apostolos "não fundam igrejas", esta é a interpretação histórica designada para missionarios como se todo missionário fosse apóstolo. Apóstolos são para os santos - “E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”
      ‭‭Efésios‬ ‭4:11-13‬ ‭

      Excluir
  6. Eu não disse "fundar igrejas", eu disse estabelecer comunidade em Cristo onde não havia ainda "pessoas em Cristo". Além do mais, não foi isto que fez o enviado Paulo? É verdade que estou me apoiando muito em uma visão paulina, mas esta foi a que acabou prevalecendo na igreja.

    Outra coisa que gostaria de chamar atenção é para o fato que os termos usados em Efésios não denotam títulos, mas funções exercidas na igreja. A ordem é meramente cronológica e não hierárquica como os megalomaniacos que andam de carrão e vestem Armani querem fazer. Por que primeiramente apóstolos? Porque são estes que primeiro chegam e estabelecem a comunidade? Por que depois os profetas? Porque são aqueles que confirmaram a ação dos apóstolos. Por que depois evangelistas? Porque serão aqueles que continuaram o trabalho de alcançar outros para Cristo e introduzí-los na comunidade em Cristo que foi estabelecida pelos apóstolos e confirmada pelos profetas. Por que, finalmente pastores e mestres? Porque são estes que ficarão na comunidade para cuidar e ensinar a comunidade que foi estabelecida pelos apóstolos, confirmada pelos profetas e aumentada pelos evangelistas. É um sinergismo e cooperativismo; não hierárquia e preeminência.

    Um abraço!

    Rosevarte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosevarte, o que citou em outro comentário sobre ignorar alguns textos, aqui você fez o mesmo ignorando este: 8Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas. I Corintios 12:28

      Excluir
  7. Quem dera se os santos fossem aperfeiçoados por cada um desses especialistas e como seria bom se cada especialista gerasse outros conforme seus dons

    ResponderExcluir