segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A Lei de Moisés X A Lei de Cristo

Josimar Salum

Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a Graça e a Verdade vieram por Jesus Cristo. (João 1:17)


A Nova Aliança é maior em Glória e é permanente.


A Nova Aliança foi estabelecida pelo Senhor fundamentada na LIBERDADE. O Senhor é o Espírito de Deus, onde Ele está há liberdade.


Deus estabeleceu em Jesus a Nova Aliança para que Seu Espírito cumpra Seu Eterno propósito para a minha vida que é transformar-me segundo a Imagem de Cristo.


Se a Antiga Aliança que se desvanecia era gloriosa, muito mais gloriosa é a que permanece.(2 Coríntios 3:11)


Jesus nos fez capazes de sermos ministros de uma Nova Aliança.(2 Coríntios 3:6)


Onde há Lei há morte e condenação, mas "onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade." (2 Coríntios 3:17)


"Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8:1-2)


"Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei." (I Corintios 9:20-21)


Nosso Sumo Sacerdote estabeleceu uma nova Lei. “Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei." (Hebreus 7:12)


"O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei." (Romanos 13:10)


Tendo cumprido a Lei de Moisés Jesus não era digno de morte, não deveria nem poderia ter sido crucificado tanto que não morreu pelos Seus pecados.


Jesus morreu, o Justo pelos injustos, para que nós os que cremos em Seu Sangue sejamos feitos por Ele mesmo santos e justos de Deus, como é nós somos e Ele não se envergonha de nos chamar de irmãos.


Cena do Filme "The Passion of Christ"

Já que jamais poderíamos cumpri-la, a Lei nos empurrou para Jesus, para que pela fé fossemos justificados. Pela Fé fomos feitos filhos de Deus. E sendo justificados por Jesus a Lei perdeu todo o seu poder de nos condenar. (Gálatas 3:24-26)


Qualquer coisa que queira fazer para Deus como cumprimento da Lei levar-me-á a anular a Graça de Deus em minha vida.


Há muitos que vivem até hoje se esforçando para cumprir o que chamam a Lei Moral de Deus. Tornam-se naturalmente legalistas. Porque não há Justiça que venha da Lei e sem Fé é impossível agradar a Deus. (Gálatas 2:21)


Não anulemos a Graça de Deus. Cristo não morreu em vão. "Para a liberdade Cristo nos libertou; permaneçamos, pois, firmes e não nos dobremos novamente a um jogo de escravidão." (Gálatas 5:1)


O que é a Lei? Um jugo de servidão.



“Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça decaístes.” (Gálatas 5:4)


"Entretanto aquele que atenta bem para a Lei Perfeita, a da Liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer." (Tiago 1:25)


Todavia, se estais cumprindo a lei real segundo a escritura: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo, fazeis bem. (Tiago 2:8)


"Porque eu, pela lei, estou morto para a lei, para viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2:19-20)


Como ainda cumpriria a Lei se eu morri para a Lei? Senão não poderia viver para Deus.(Gálatas 2:19)


A Lei de Cristo não é a Torah. Morre-se o sarcedote, uma Nova Lei é estabelecida baseada em uma Nova Aliança.


A Lei de Moisés foi escrita em tábuas de pedra, a Lei de Cristo desceu dos Céus.


Existe a Lei da Antiga Aliança e as Leis da Nova Aliança. A Lei de Moisés foi escrita em tábuas de pedra enquanto as Leis da Nova Aliança o Senhor as imprime nos corações e escreve nas mentes de Seus Filhos.


Para dar a Lei á Moisés Deus desceu no monte. Para dar a Lei da vida o Pai, o Filho e o Espirito dos Céus.


A Lei infringia medo e terror.


"Eis que virão dias, diz o Senhor, em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma Nova Aliança, não segundo a aliança que fiz com seus pais... Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor. Porque esta é a Aliança que depois daqueles dias farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior." Hebreus 8:8-11


Toda a Lei de Moisés pertence à Antiga Aliança. A Lei de Cristo vem pelo Espírito da Nova Aliança.


Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. (1 João 1:9, 2:1)


Falai de tal maneira e de tal maneira procedei, como havendo de ser julgados pela Lei da Liberdade. (Tiago 2:12)


Quem diz que a Graça que superabundou onde o pecado abundou é licença para pecar jamais viveu sob a Graça, ainda continua debaixo da Lei, morto em seus delitos e pecados.


"Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum." (Romanos 6:15)


"Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito." (Romanos 7:6)


A Lei de Moisés não abençoa, somente amaldiçoa. Porque sendo impossível cumprí-la ela mesmo condena seus transgressores. "Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro." (Gálatas 3:13)


"Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais escravo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo." (Gálatas 4:6-7)


"Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos." (Gálatas 4:4-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário